sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Regras de Etiqueta - Casamento

Eu particularmente adoro casamentos, acho uma cerimônia linda e cheia de emoção (sempre caio no chororô). Esse momento na vida dos noivos é muito especial e tem que ser tratado, pelos convidados, com muita elegância e educação.
E para esse Grande Dia existem regras para serem respeitadadas, para fazer do evento um momento ainda mais especial e inesquecível para os noivos.


Vamos lá então:
- É imprescindível que o convidado confirme presença, caso solicitado. Não confirmar a presença e ir à festa, ou simplesmente não avisar nada, é considerada gafe gravíssima”.

- Os presentes para os noivos, devem ser entregues pelos convidados com antecedência na casa da noiva. Atualmente, não se considera adequado os presentes para serem entregues na igreja. Caso não tenha tempo para isso, entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Caso more em outra cidade e tenha que ir embora logo após a cerimônia, deixe o presente no carro e o entregue para os pais da noiva após a cerimônia de maneira discreta. O ideal é que essa última situação não ocorra.

- Sempre respeite o horário dos convites (tanto da cerimônia, da recepção e/ou do almoço). Ser pontual é importante em qualquer situação.

- Lembre-se que somente o noivo e o pai do noivo usam fraque ou meio-fraque. Nenhum convidado pode usar fraque ou meio-fraque na cerimônia do casamento. Os padrinhos devem utilizar ternos escuros e camisa branca, preferencialmente.

 - A cor branca, pérola e/ou marfim é exclusividade da noiva. Nenhum convidado e/ou madrinha pode usar essas cores, senão pode competir com o traje da noiva. É uma total falta de elegância, caso isso ocorra. Madrinha também não pode usar preto durante o dia, jamais. Há muito tempo o preto esteve associado ao luto e por isso não era considerado adequado para uma cerimônia do casamento.

- Caso vá a algum casamento durante o dia, é permitido usar os óculos escuros, mas retire-os quando chegar no local da cerimônia.

- Nunca apareça em nenhum casamento com roupas totalmente informais (jeans, camiseta de malha, etc). Isso vale, inclusive para o casamento civil no cartório.

- Nunca peça para levar mais uma lembracinha, além daquela que você já ganhou. Isso é uma total falta de educação.

- No dia do casamento, os noivos precisam dar atenção para muitos convidados e dividir sua atenção com todos. Então, por mais que seja amigo dos noivos, evite concentrar e exigir as atenções dos noivos somente para você. Aja naturalmente e seja discreto.

 - Colocar os cotovelos na mesa, nem pensar, mas não fique ereto e em posição de estátua o tempo todo. Se quiser, pode recusar o prato a ser servido; isso não o tornará deselegante.

 - Evite também na mesa abordar assuntos que poderão gerar polêmicas entre os convidados como política, religião, futebol, dinheiro, etc.

E para finalizar segue a frase do consultor de etiqueta Fábio Arruda: "Não faça aos outros o que não quer que façam a você.”

Bjs

Foto: Reprodução

3 comentários:

  1. Adorei as dicas. Vou usá-las no meu casamento.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica para quem procura convites de casamento diferentes em curitiba, com caricatura e recortes em 3d.
    Visite este site.

    www.graficaorigami.com

    ResponderExcluir