domingo, 31 de outubro de 2010

HOMEM: Como se vestir em casamentos.

Voltando a falar de casamentos, agora a dica é para os homens que muitas vezes não sabem como se vestir para esse tipo de cerimônia.

Casamento sempre é um evento formal e não importa o grau de amizade com os noivos, o traje é sempre formal: terno completo e gravata, em respeito e consideração à data especial. Somente os adolescentes estão liberados das gravatas, mas não do terno. Jamais apareça num evento desse tipo de calça jeans e camiseta.


Na festa, todos podem tirar a gravata, que é um momento de descontração, para ficar mais a vontade.


Segue dicas de como se vestir para ficar elegante nesse grande evento:


- Ternos: Os ternos de abotoamento simples de dois botões são os ternos do momento. E mesmo que não fossem, é o terno a se escolher pois eles vestem bem quase todos os tipos físicos, senão todos.



- Cor: O terno preto é básico e não tem como errar. O cinza ou chumbo é elegante e está voltando a ser usado. O risca de giz, além de alongar a silhueta, é uma ótima opção para dar uma diferenciada, é do tipo imponente.


Preto

Cinza ou Chumbo

Risca de Giz

- Paletó: Nunca abotoar o último botão e jamais dobrar a manga da camisa sobre a do blazer. Também não se usa com a camisa muito aberta, desabotoe apenas o botão do colarinho.


- Calça: A barra deve cobrir o começo do salto, mas não pode ficar sobrando em cima do sapato. Barras tradicionais são as lisas. A italiana encurta a silhueta, pois é dobrada e acaba fazendo o homem parecer mais baixo.


- Gravata: A gravata deve sempre cobrir a fivela do cinto.


Horário do casamento e terno ideal:


- Casamento Diurno: Casamentos realizados durante o período da manhã, os homens pode usar ternos de cores claras e sapato preto.


- Casamento Vespertino: Os homens devem usar ternos de cores sóbrias, tais como: cinza, grafite ou azul-marinho, e sapato preto.


- Casamento Noturno: Nas cerimônias realizadas durante a noite, os convidados deverão seguir a risca o que foi solicitado pelos noivos. Os homens devem usar sapato preto, ternos nas cores grafite, azul-marinho ou preto.

Meninas, vamos deixar nossos homens muito mais elegantes!!
Bjs


Fotos: Reprodução

80 comentários:

  1. Legal... Agora quero ver uma sobre as mulheres..

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem?Eu tenho 18 anos e tenho um casamento para ir daqui um mês.Gostaria de saber se posso ir com terno preto e a camisa preta, a respeito da gravata estou em duvida se uso ou não, entretanto se opinar por usar pode ser vermelho vinho?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, tudo bem?
    Eu adoro o look terno preto e camisa preta para homens, acho que fica incrível. Mas é para um casamento noturno, depois das 19h. Se o casamento que você vai é depois desse horário acho super apropriado. Se for antes, seria melhor optar por uma camisa mais clara. Quanto a gravata, a preta com a camisa preta e o terno preto realmente fica muito elegante. Se preferir, também cabe a vinho para esse tipo de combinação.

    ResponderExcluir
  4. É muito mau usar um terno azul-marinho com sapato castanho? estou farto de experimentar e fica muito bem...

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa noite.

    Existem algumas regras quanto as cores dos ternos e sapatos:
    Terno Azul Marinho – Meia Preta – Sapato Preto
    Terno Preto – Meia Preta – Sapato Preto
    Terno Cinza – Meia Preta – Sapato Preto
    Terno Cinza – Meia Café – Sapato Café
    Terno Bege – Meia marrom – Sapato Marrom

    O ideal é que use o sapato preto com essa cor de terno, porém,
    vejo várias pessoas usando roupas que não seguem o padrão e que ficam muito elegantes tb. Se vc segura esse tipo de look e vai se sentir bem, não tem o pq não usar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris/Dora boa noite, meu namorado será padrinho de um casamento no mês que vem e o horário está nos complicando a definir a cor do terno, nos orientem o que vestir em um casamento ao meio dia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, tudo bem?
      Para casamentos durante o dia, o ideal é que seu
      namorado use terno mais claro. Eu acho o terno
      cinza e camisa branca fica super elegante para esse tipo de evento e não tem como errar.
      Obrigada por visitar o blog.
      Bjs

      Excluir
  7. Ola, espero e desejo que passe bem. Tenho um convite para participar num coquetel de aniversário da Vale-Moçambique, as 18:30h, gostaria de vestir um terno cinza, mas não sei qual é a cor da camisa que deve usar. Boa tarde

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia. Para um coquetel às 18h300 terno cinza ficará bacana. Quanto a camisa, a branca é ideal, é fácil de achar e não tem como errar.
    A gravata pode ser cinza também. Se gostar, a rosa fica bonita.

    Obrigada pela visita no blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dora, tenho uma dúvida. Minha mãe é a madrinha do casamento e tenho 17 anos, o casamento será depois das 18hs. O que devo vestir? Sei que parece bobo mais não faço a menor idéia do que vestir. Rs Desde já agradeço a resposta. Abraços e passe bem. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Na sua idade não precisa apostar no longo, pode ser um vestido mais curto, no joelho ou um pouco acima dele. o tecido de renda fica super chique para esse tipo de evento e para a sua idade também. Os vestidos estruturados na parte de cima e mais soltos na parte de baixo também ficam bonitos.

      Obrigada por visitar o blog.

      Bjs

      Excluir
  10. Oi Dora! To na mesma situação da colega acima. A diferença é que sou homem kk. Minha mãe vai ser madrinha, tenho 17 anos e não faço a mínima idéia do que vestir.. Espero respostas e fica bem! Patrick Vidal. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, tudo bem?
      O correto é você ir de terno em eventos como esse. Não só porque sua mãe será a madrinha, mas sim porque esse tipo de evento pede.
      Se o casamento for cedo, você pode abandonar a gravata, mas a calça social, camisa e paletó são obrigatórios sim. Se o casamento for mais tarde, a gravata também é item obrigatório.
      Obrigada por visitar o blog.
      Bjs

      Excluir
  11. ola tenho 18 anos e tenho um camsamento para ir apartir das 19 horas . gostaria de saber se fica bem ir de terno preto risca de giz com camisa rosa claro e gravata preta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Com o terno risca de giz e a camisa rosa claro, fica bacana uma gravata em um tom de rosa mais escuro ou puxado para o roxo. Obrigada por visitar o blog. Bjs

      Excluir
  12. Bom dia dora.
    Escolhi um terno chumbo para um casamento após as 19 hrs, escolhi tb uma camisa branca e e uma gravata slim preta, acha que fica bom? Outra duvida, posso usar colete? e pode ser na mesma cor do terno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a combinação acima vai ficar ótima sim!! O uso do colete vai deixar o traje ainda mais elegante e formal.
      Obrigada por visitar o blog. Bjs

      Excluir
  13. Dora, adorei suas dicas! Nada a acrescentar - comento só pra deixar os parabéns :)

    ResponderExcluir
  14. Ola Dora, bom dia tudo bem ! Será que eu fiz a escolha certa ? Pois é, tenho que ir a um casamento as 11 da manhã, tenho 47 anos e minha filha será a daminha. Comprei um terno preto, camisa azul claro, gravata azul e sapato preto, será que eu fiz a escolha certa ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terno preto é sempre coringa.
      Mas ficaria adequado se usasse um terno claro, cinza.
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
    2. Boa tarde Dora, obrigado pela dica e seguirei seu conselho. Valeu !!!

      Excluir
  15. queria colocar um slim com uma gravata rosa e camisa azul clara ! a cor do terno e chumbo oq acha ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vladimir, tudo bem?
      A combinação acima vai ficar ótima.
      Procure usar a gravata num tom rosa mais claro, ok?
      Quanto a escolha da gravata slim, super apoio, fica super moderno.
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  16. Ola td beim,tenho um casamento pra ir na parte da noite, mas nao sou muito chegado a usar terno completo, teria alguma outra combinação com o blaser, ? e sou meio gordinho tbm tenho 18 anos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim e vc?
      Na verdade para um casamento à noite o uso do terno é obrigatório. O que vc pode fazer é abandonar a gravata, mas a calça social, camisa e o paletó tem que usar sim!
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  17. Olá, sou convidado para um casamento, que ocorrerá a noite e estou em dúvida sobre um ponto, como aqui na minha região é muito quente, posso ir ao casamento com um terno básico, mas sem o paletó? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini, tudo bem?
      Em eventos formais, como casamento, é indicado que você vá com o terno completo mesmo. O que pode fazer é tirar somente a gravata. O paletó é obrigatório sim.
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  18. olá sou convidado para um casamento no dia 23-03-2013 á noite, é cafona ir de camisa social por baixo clara,blaser por cima da cor preta.e calça jeans fino preta com sapato social preto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      casamento é um evento formal e não se deve ir com calça jeans. O correto é ir de terno e gravata mesmo.
      Obrigada pela visita no blog.
      Att,

      Excluir
    2. Olá, Não entendi qual o problema com a roupa que ele quer usar. Sou homem e me pareceu estar bem equilibrada e combinando. A calça jeans ele ainda citou que não é qualquer calça, portanto ele estaria bem vestido para o ocasião, mas sem a necessidade de ser algo mais formal.

      Abraço,
      Antonio

      Excluir
    3. Olá, Antônio. Tudo bem?

      Calça jeans não é traje de casamento, por mais diferente que ela seja. Para eventos formais o correto é usar roupa social, como terno e gravata.

      Obrigada por visitar o blog.
      Att,

      Excluir
  19. Olá, vou em um casamento a noite. Posso usar um terno marron e sapato tb marron? E a camisa e gravata como poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para casamento à noite pode usar o sapato marrom escuro.
      Obrigada pela visita no blog.

      Att,

      Excluir
  20. Olá,
    Preciso de ajuda!
    Sou convidado em um casamento que tá marcado para 11h da manhã em um sítio, o que devo usar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde.

      Casamento é um evento formal e os convidados tem que ser vestir com terno.
      Você pode escolher um terno de tom claro, bege ou cinza. Se quiser, pode abandonar somente a gravata.
      Obrigada pela visita no blog.
      Att,

      Excluir
  21. ola eu tenho uma duvida , tenho uma casamento para ir , nao vou ser padrinho , mas e a irma da minha namorada quem vai se casar , dai eu tenho um terno bege , meio marrom e um sapato marrom , eu iria assim e com uma calça social preta , e camisa preta e com alguma gravta que combinasse , mas num sei se ficaria bom assim para um casamento , gostaria de saber se seria melhor eu ir com um terno preto ou parecido , e um pouco mais basico , o casamento de de dia ....[obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Padrinhos tem que estar elegantes, pois aparecem muito e estão em muitas fotos.
      Para um evento desse, sugiro um terno cinza, por ser a tarde. Essa cor fica elegante e o evente pede.
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  22. tenho 15 anos vou a um casamento as 19 hrs , posso e de calça e camisa social?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      O mais indicado é ir de calça social, camisa e paletó para a sua idade.
      Casamento é um evento formal e pede esse tipo de traje.
      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  23. Dora/Cris...
    Tenho um casamento para ir à noite (20:30Hs), tenho 50 anos e estou em dúvida como me vestir, penso em ir com calça, camisa e sapato social e usando um blaser sem a gravata, o que acha...me ajuda???

    JosiasF

    ResponderExcluir
  24. Olá, Josias. Tudo bem?
    Para eventos `a noite, o adequado é ir de terno e gravata, o horário pede.
    Se fosse pela manhã, poderia ir com uma calça social, camisa e paletó.
    Obrigada por visitar o blog.

    ResponderExcluir
  25. Dora..
    Boa noite..
    Eu tenho uma dúvida quanto o que usar para um casamento à noite, vou com um vestido dourado, qual acessório eu usaria e calçado para este evento (o vestido tem um pouco de brilho, nada exagerado).

    Abraços..
    Lu

    ResponderExcluir
  26. Olá, Lú. Tudo bem?

    Para compor um look com vestido dourado, o acessório (brinco, anéis e pulseiras) podem ser tanto preto, como marrom ou dourado.
    Obrigada por visitar o blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Dora!
    Tira uma dúvida?Eu tenho um casamento a semana que vem,às 16:30hrs eu posso ir de terno de risca de giz azul marinho?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Tudo bem?

      Não vejo problema algum em você ir ao casamento com o terno risca de giz azul.

      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  28. ola dora obrigado por me responder ....
    mas se num for pedir demais ,gostaria de mais algumas dicas , tipo o casamento vai ser as 4 hrs da tarde ,
    mas me diz uma coisa minha namorada vai de azul ,
    entaum se eu for de terno cinza claro uma camisa preta , uma gravata azul , calça social preta , e sapatos e cinto pretos , ficaria bom ???
    ou o certo seria eu ir todo de cinza , tipo terno cinza calça social cinza uma camisa preta ou branca , e sapatos marrons e cints marrons ???

    a outra duvida , dai eu tenho cabelos compridos , seria melhor ir com eles amarrados , ou soltos ?
    se tem algum problema em usar oculos de grau?
    eu deveria fazer a barba , ou posso ir so de bigode e cavanhaque ?
    desculpe minhas muitas duvidas ...
    grato pela atençao , a o casament e nesse sabado agora ...
    afff
    abraç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seria bacana você ir com o terno cinza (calça e paletó), uma camisa branca e a gravata azul. Os sapatos pretos e cintos pretos.
      Quanto ao cabelo, em ocasiões formais ele deve estar preso e a barba bem feita. Pode ser com cavanhaque.
      Att,

      Excluir
  29. muitissimo obrigado dora , fico muit feliz pela sua atençao
    !!!!!!!!!!!!!!!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  30. Bom dia.

    Meu nome é Marcelo e estou casando no mês de novembro. O casamento será a noite. Quero presentear meus padrinhos com uma gravata para que eles usem na cerimônia e festa. Pedi para que eles usassem terno preto e camisa branca. Pensei em presenteá-los com uma gravata tradicional na cor chumbo. O que acha?? É uma boa combinação??
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo. Tudo bem?

      A combinação sugerida fica perfeita. Você pode usar tanto a gravata chumbo quanto a prata.
      Obrigada por visitar o blog.

      Att,

      Excluir
  31. Olá Dora, estou com um duvida, tenho um casamento a noite para ir, se vou de terno cinza com camisa preta e gravata preta, ou terno preto camisa preta e gravata rosa, qual seria mais apropriado ?

    ResponderExcluir
  32. Eu aconselho a ir de terno preto e camisa preta, fica mais apropriado e elegante.

    Obrigada por visitar o blog.
    Att,

    ResponderExcluir
  33. Olá Dora, preciso de uma dica sua, tenho 17 anos e vou a um casamento amanhã à noite, algumas pessoas me disseram q eu não precisava ir de terno, qual o seu conselho para mim,o q vc acha q eu deveria usar no total para ficar elegante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para evento formais, ainda mais no período da noite, tem que usar terno sim.
      Pode abandonar a gravata, se quiser, para jovens não fica deselegante ir sem a gravata. Mas a calça social, camisa e paletó é obrigatório.
      Obrigada por visitar o blog.

      Att,

      Excluir
  34. tenho um casamento para ir após as 20 hrs, não serei padrinho apenas convidado, tenho de ir de terno ou posso ir de blazer, calça social preta e sapato preto ? ou sapado marrom e cinto marrom ? qual a logico o sapato combinar com a meia, com o cinto ou com o blazer/calça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar o blog.
      O correto nesse tipo de evento é ir de terno.
      Att,

      Excluir
  35. oi,
    fica bem usar um terno cinza e camisa preta com gravata preta (ou mesmo sem a gravata)?
    cinto e sapatos de laço de cor castanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar o blog.

      Sobre o terno cinza com a camisa preta fica super elegante, os sapatos e o cinto devem ser preto.
      Att,

      Excluir
  36. Enfim achei um blog bem objetivo.
    Tenho um casamento num chácara com inicio as 17:00hs e se estende a noite, não sou padrinho.
    Pensando em ir com Terno preto c/ camisa branca e gravata preta slim ,cabe bem nessa faixa de horário ?
    Cheguei a pensar tbem em ir com camisa preta + gravata escura mas parece que não cai bem nessa faixa de horário né ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar o blog.
      O terno preto e a camisa branca são são peças chaves e pode ser usado no casamento às 17h. A grata slim pode ser usada sim, só fique atento, pois em pessoas muito musculosas, grandes ou acima do peso não é aconselhável o uso desse tipo de gravata. O acessório fica desproporcional em relação a seu usuário.

      Att,

      Excluir
  37. Boa tarde,
    Vou a um casamento à noite e programei usar uma pantalona tecido fino acho que chifon e uma blusa de paetê preta com um belo sapato preto. Voce acha o que desse look?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzy. Tudo bem?
      O look é adequado para a ocasião.
      Lembrando que em casamento sempre devemos vestir algo mais social, em respeito aos noivos.

      Obrigada por visitar o Blog.
      Bjs
      Dora

      Excluir
  38. Boa tarde vou a um casamento ás 17 hs uma orientação por favor abrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joselin. Obrigada por visitar o blog.
      Para um casamento as 17h, o adequado é usar terno e gravata.
      Quanto a cor, pode ser preto, cinza ou risca de giz.

      Att,

      Excluir
  39. Primeiramente seu blog é espetacular. Gostaria de saber se poderia me ajudar!? Sou homem, tenho 1,90 de altura e tenho um casamento muito Chic para ir as 20h. Gostaria de ir de terno risca de giz preto, mas estou com receio, não sei se liso preto não ficaria melhor. Estou com duvida também sobre como combinar terno camisa e gravata. Se tu puderes me ajudar agradeço muito.

    Desde já agradeço a atenção e mais uma vez parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roger. Muito obrigada.
      O terno risca de giz preto é muito elegante e fica muito bem para eventos noturnos. a Camisa lisa e a gravata com listas diagonais.
      Espero ter ajudado e ótimo casamento.
      Att,

      Excluir
    2. Vou seguir a tua dica. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog.

      Excluir
  40. Olá, vou ser padrinho de um casamento no periodo noturno, posso ir de camisa preta junto com o terno preto? não ficaria estranho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Para eventos formais é mais adequado usar o terno preto com uma camisa mais tradicional. A preta fica moderno e é indicado para eventos mais descontraídos.
      Obrigada por visitar o blog.

      Att,

      Excluir
  41. Olá vou ser madrinha e meu irmão vai ser o padrinho, meu vestido é azul royal e ele escolheu um terno grafite, gostaria de saber se ele pode usar uma gravata azul royal combinado com o meu vestido e se realmente pode usar o terno grafite pois o casamento é 19:00 , mas ele é um rapaz de 18 anos por isto escolheu o grafite por ser mais alegre , obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite. O terno dele está ok, só a gravata que fica mais adequada uma azul marinho.

      Excluir
  42. Olá tenho um filho adolescente de 16 anos e vamos a um casamento às 21 horas na igreja, a recepção será em um espaço tipo fazenda sabe? Ele se recusa a usar ternos e odeia sapatenis, como posso vestí-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente casamento é um evento formal e o terno é obrigatório.
      A única peça que ele pode ficar sem é a gravata, mas a calça, paletó e o blazer são obrigatórios sim.

      Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  43. Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se o convidado para um casamento precisa usar uma flor no paleto, se for necessário qual tipo? A cor da gravata tem que ser a mesma do vestido da acompanhante? Um menino de 11 anos o que deve usar em um casamento a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O convidado não precisa usar a lapela, somente os padrinhos e noivo. A cor da gravata não precisa ser a mesma, ao menos que os noivos façam questão. Um menino de 11 anos deve usar roupa social, no mínino, calça social, camisa, sapato.

      Excluir
  44. Boa noite, fui convidado pra ser padrinho, gostei MT de um terno na cir vinho escuro posso usar? Qual look me aconselharia? Tenho 21 anos e o casamento será umas 18 hrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite. Nesse caso aconselho um terno preto ou risca de giz. O terno vinho não é apropriado para esse tipo de evento.

      Excluir
  45. boa noite!

    Sou convidado de um casamento que sera a noite tenho um palito preto, causa preta e sapato preto com uma gravata vermelha com lista vertical preta, que cor poderia ser a camisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo. A camisa pode ser branca mesmo.

      Obrigada por visitar o blog.

      Att,

      Excluir